Alberto: Relatório Panfleto/Mascote

Posted by Mavcra On - - 0 comentários

Relatório

· Panfleto

Como primeiro trabalho, tinhamos como objectivo a criação de um panfleto, como objecto de publicidade a um concurso de ciação de macotes para a ESAS.

Comecei por criar algo com as cores da escola, e um texto ao longo do panfleto com letras de diferentes tamanhos e cores, para evidenciar palavras-chave.

Mas já desde logo com certos conselhos e críticas da professora, percebi que esta algo demasiado "sóbrio", "velho", algo que necessitava de mais cor, de mais irreverência, de mais juventude, uma vez que esse é o público a atingir.

Foí a partir daí então, que surgiu a ideia da Pop Art.

Este é o meu panfleto final, e começo desde já a pedir desculpa por não o poder mostrar em diferentes fases de criação, mas não sabendo bem o sucedido, pois lembro-me de não ter mesclado as camadas, a verdade é que está tudo na mesma camada, mas vou começar a explicar por minhas palavras os diferentes processos.

Comecei por pegar numa silhueta de uma cabeça humana, de um homem mais precisamente.

E acabei a juntar um lâmpada, algo que desse aquela noção de ideia, de uma ideia a surgir.

Ao tentar trabalhar estes dois itens de forma conjunta, acabei por inserir a lâmpada, na cabeça do homem, como se trata-se do seu cérebro, a sua imaginação, uma mente cheia de ideias e criatrividade.

Tinha então de começar a aplicar a Pop Art, e foi aí que ao usar um programa próprio deste tipo de arte, consegui aplicar o efeito em questão, que se vê tantas vezes naquelas famosas imagens da Marilyn Monroe, por parte do famoso artista Andy Warhol.

Na minha opinião, acabou em algo bastante jovem, que chamava a atenção, que falava por si.

E esse foi um dos meus maiores problemas, pois ao ter uma imagem já por si tão forte, tive uma grande dificuldade em arranjar um tipo de letra para lá pôr e principalmente em que disposição destas deviam aparecer de modo a continuar cativante e a serem legivéis, no meio e tanta côr.

Acabei por pegar num tipo de letra jovem e algo como cartoon, e posteriormente editá-las uma-a-uma, de modo a criar algo irreverente e único, mais trabalhado.

Tentei dispôr as letras por cima das imagens, pois não pretendia que estas ficassem por cima das imagens.

Acho que com o panfleto final, consegui algo jovem e chamativo, embora não tenha ficado completamente satisfeito com as letras, foi algo que eu não conseguia ver como pôr no cartaz.

· Mascote

Na mascote, comecei por pensar em algo que representa-se tanto como o lado histórico da escola, como o lado mais actual, moderno, a evolução e a arte.

Pensei em animais, em diferentes significados de animais, mas depois pensei num violino, que representaria o lado histórico e ao mesmo tempo musical/artístico da escola, mas como se tratava de algo "antigo" iria adicionar algo colorido, irreverente, para atrair o público mais jovem e representar o lado jovem da escola.

Este foi o violino que decidi usar como forma geral, pois é uma silhueta, e está com linhas flúidas, mas como se trata de uma imagem que não é minha, tinha de a editar, de a "pôr" da minha autoria, e ao mesmo tempo começar desde já com a parte mais irreverente do projecto.

Resolvi sobrepôr a forma do violino com linhas, de diferentes cores, de maneira a que estas seguissem a forma do violino, de forma a torná-lo mas jovem, mais divertido.

Ainda tentei pôr uns olhos, e uma boca neste, pois a ideia inicial era criar algo chamativo, como se estivesse a chamar os alunos para a ESAS.

Mas não gostei, não me conseguia vêr na mascote, não existia um "eu próprio" na mascote, foi então que resolvi mudar e iniciar outro projecto.

Mas não foi fácil, e por culpa minha claro, pois atrasei-me, e depois não tinha o photoshop em casa, o que acabou comigo a criar uma mascote nova na aula de entrega do trabalho, o que obviamente não resultou num bom trabalho.

Pensei então numa pomba, pode parecer um bocado ridículo, mas pensei que representa-se a cidade de Braga, a história, e ao mesmo tempo, é uma ave, voa, o que dá aquela ideia de liberdade, de jovem, de futuro.

Peguei então numa imagem de uma pomba.

Não consegui encontrar nenhuma silhueta de uma pomba que gosta-se, logo peguei nesta imagem e com o pincel, preenchi-a de preto.

Acabei então com uma silhueta, e voltei a pensar em algo mais Pop Art, o que me levou a preencher a pomba com linhas, com um vermelho presente nas paletes oficiais da escola, o que resultaria em algo jovem.

Penso que resultou bem, que deu um ar engraçado e irreverente.

Resolvi usar o preto e o vermelho, por penso que são duas cores que juntas resultam em algo bastante moderno e chamativo.

Tinha de inserir o "ESAS" na mascote, uma vez que é a escola que está a ser representada.

Foi então que escrevi em diferentes linhas, a palavra "ESAS".

Está como de um modo "despercebido", mas que ao mesmo tempo não deixa de captar a atenção, e leva uma pessoa a lêr o que está lá escrito.

Por fim, precisava de um olho, é sempre algo bastante necessário, pois acaba por dar tanto aquele aspecto de ser vivo, mas também acaba por parecer que está a "comunicar" connosco, basicamente dá vida á mascote.

Está aqui o produto final, para concluir o olho, comecei por visualizar os olhos das pombas, que são constituidos por branco, vermelho, amarelo e preto.

Comecei por sobrepôr diferentes circulos, de diferentes tamanhos e cores de modo a dar o aspecto de olho.

Precisava de algo que fizesse o olho "saltar" para fora, evedenciar-se, não parecer algo plano, ali colado apenas.

Apliquei nas Opções de Mesclagem -> Chanfro e Entalhe o que dava uma espécio de sombra, que resultou bem ao fazer o olho evidenciar-se.

A seguir, para lhe dar um ar mais cartoon, apliquei diferentes valores de brilho e contraste.

E ainda, nos filtros, apliquei a técnica Filtros -> Arestas Posterizadas, que resultou num ar mais cartoon, mais aguarela e que acaba também por dar mais vida ao olho.

· Conclusão

Penso que ao olhar para a conclusão destes dois trabalhos, tanto do panfleto como da mascote, evidenciei certas dificuldades, como em arranjar conceitos no início do projecto, ou em como aplicar certas ideias.

No panfleto, penso que correu bem até ter a imagem aplicada como Pop Art, mas uma vez que tinha de inserir o texto, e não o sabia como aplicar e dispôr, as coisas complicaram-se e ainda hoje, não estou completamente satisfeito com o resultado.

Na mascote, no início tive mais um vez dificuldade em encontrar um conceito, e uma vez que o encontrei apercebi-me que não gostei, que não me via na mascote.

Admito certas dificuldades, tanto em encontrar conceitos, como em aplicar certas técnicas, mas penso que é algo que consigo trabalhar e melhorar.

Com o resultado final da mascote, não fiquei totalmente satisfeito claro, mas penso que para um trabalho de uma aula, ficou razoável já.

Espero conseguir melhorar em trabalhos futuros, e irá haver um maior esforço da minha parte.

Categories:

Leave a Reply