Recursos necessários à multimédia



Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um variado conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que pelas suas próprias características podem contribuir, para uma maior da qualidade.

Hardware

Dispositivos de entrada:

 Permitem uma comunicação no sentido de utilizador para computador, este pode controlar ou interagir com a execução de diferentes aplicações multimédia (Teclados, Ratos, Touchpads, Joysticks, Trackballs, Scanners, Câmaras digitais, Microfone...)

Dispositivos de saída:

 Permitem a comunicação no sentido de computador para utilizador, os dispositivos de saída relacionam-se com a reprodução de aplicações multimédia (Monitores, Placas gráficas, Impressoras, Projectores de vídeo, Plotters, Altifalantes, Auscultadores...)

Dispositivos de entrada/saída de dados:

Permitem uma comunicação em ambos os sentidos,tanto como de computador para utilizador, tal como o contrário (Placas de som, Dispositivos de ligação a redes, Touch screens e Placas de captura de Tv)

Dispositivos de armazenamento:

Permitem guardar dados de forma permanente ou semi permanente, estes podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e óticos.

Magnéticos

Discos rígidos:

Permitem armazenar grandes quantidades de informação que é acedida aleatoriamente, estes podem ser designados como internos ou externos, conforme estão instalados dentro ou fora do computador. A vantagem dos discos externos, é que, oferecem uma maior comodidade de transporte para outros computadores.

Bandas magnéticas:

Utilizam a eletromagnetização das partículas de forma sequencial. São o suporte mais económico de armazenamento, quando se trate de grandes quantidades de dados, e por isso as mais indicadas para fazer cópias de segurança da informação.

Semi-Condutores

Cartões de memória:

Servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. São usados em diferentes tipos de dispositivos harware, tais como, câmaras fotográficas digitais, telemóveis, leitores de MP3...

Pen drives:

 Servem para armazenar dados e ligam-se ao computador através de uma porta USB, constituem um meio prático para transporte de dados, não necessitando de instalação do software. O tamanho, custo, e a capacidade de armazenamento, a fiabilidade e a taxa de transferência de dados pode ser considerada boa, por todas estas vantagens, são bastante populares entre os utilizadores.

Óticos

São dispositivos em que a leitura e a gravação dos dados são realizados através da tecnologia laser.

Cd’s:

Para gravação:

CD–R – permitem gravar dados apenas uma vez, têm a capacidade de gravação de 700MB

CD-RW – permitem a gravação e a regravação dos dados

Mini CD – a dimensão do diâmetro é de 8c, têm uma capacidade de gravação de 180GB formatos R ou RW

Formatos:

Áudio:

CD-DIGITAL AUDIO: qualidade, capacidade 74m, substitui os discos de vinil e fitas magnéticas.

CD-TEXT: armazena nos CD texto e áudio, pode consistir em informação relacionada com os títulos e os intérpretes das músicas.

ENHANCED MUSIC CD: permite criar CD com áudio e dados, segundo uma nova concepção, as pistas de áudio vão ser gravadas no início do CD e as pistas de dados no fim, são mais indicados como suporte multimédia.

SUPER AUDIO CD: resultou de uma parceria entre a Sonny e a Phillips, aperfeiçoa a frequência de amostragem e o nível de quantização do sinal, melhorando a gravação e a reprodução dos sinais digitais, também a quantidade de informação aumentou.

Vídeo e dados

CR-ROM XA: Melhoria introduzida pela Sonny, Phillips e Microsoft  +, permitindo que a intercalação de dados de áudio, texto, e imagem num disco óptico multimédia podem ser utilizados como periféricos do computador.

PHOTO CD: Criações de um suporte alternativo às fotografias, slides convencionais, tornando possível o seu armazenamento no formato digital e em discos CD-R, podem ser visualizadas na televisão.

VIDEO CD: Permite armazenar filmes, serem produzidos no computador, 71m de áudio e sons digitais.

SUPER VIDEO CD: Está mais próximo do DVD, contém sequências de vídeo MPEG-2, qualidade, 35m de filme com 74m de capacidade de armazenamento.

CD MULTISSESSÃO: Os dados eram gravados de uma só vez, e uma única pista, não se podiam acrescentar ou alterar dados, passaram a ser gravados em várias secções e em momentos definidos pelo utilizador, até ao disco ficar preenchido.

Dvd’s:

Para gravação:

DVD – R, + R – Gravação de dados numa só vez

DVD – RW, +RW – Gravação e regravação dos dados

DVD – RAM – São mais rápidos, o disco é protegido por uma estrutura de plástico.

Mini – DVD – Dimensão do seu diâmetro de 8cm, 40m de filme (1,46 gb) e 75m de Filme (2,66 GB)

Formatos:


Áudio 


DVD – ÁUDIO: armazenar áudio com alta qualidade, capacidade de armazenamento, música e informação adicionais (biografias, letras e vídeo clips)


Vídeo e Dados

DVD – VÍDEO:

 Armazenamento de filmes de longa-metragem com alta qualidade de vídeo, proporciona interactividade ao permitir que os utilizadores mudem entre cenas através dos menus, permite a reprodução contínua de um filme ou o armazenamento com duas versões.

DVD-ROM:

 Mais capacidade de armazenamento, mais indicado para guardar diversas aplicações multimédia e jogos com mais realismo, DVD de enciclopédias.

DVD-HYBRID: 

Permite o funcionamento dos dois lados, cada um dos lados têm um formato diferente.

BLUE-RAY:

 Tecnologia baseada num lazer azul violeta, aumenta a percisão e permite focar pontos mais pequenos e próximos da superfície do disco, aumentando a capacidade de armazenamento.




Bibliografia



Imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/41/Personal_computer,_exploded_5.svg/325px-Personal_computer,_exploded_5.svg.png
             http://www.satellitedisheswelcome.com/wp-content/uploads/12_6_orig.jpg
                          http://www.pmservinfo.com.ar/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/Disco_Rigido_320_48b32241aaefb.jpg
           http://exelgraf.com/assets/cds.jpg

Read More