Tipos de Média
Os tipos de media podem apresentar-se pela forma de estáticos ou dinâmicos.
- Estáticos
Os tipos de media estáticos agrupam diversos elementos de natureza espacio-temporal, diferentes informações independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão espacial.
Exemplos: Texto, imagens, gráficos..
- Texto
O texto é o meio mais adequado para transmitir informações cruciais de um modo preciso e, por essa mesma razão, tem sido o meio dominante de interação entre o ser humano e o computador. Para além disso, o texto é também uma das principais formas de comunicação, entre seres humanos, como por exemplo, livros, jornais, revistas, correio eletrónico ou até mensagens SMS.
Esta apresentação (em texto) pode ser apresentada em três formas distintas:
- Texto não formatado
A apresentação de texto não formatado obedece apenas a conjuntos de carateres (character set), existindo apenas um estilo (por exemplo, formas de texto produzidas pelo Notepad do MS Windows).
- Texto formatado
O aspecto do texto formatado é de uma apresentação mais rica, e existem várias fontes e dimensões para os carateres (opções de formatação mais vastas). A aparência do texto no ecrã pode ser idêntica ou bastante semelhante à aparência de certas páginas impressas (como por exemplo, texto produzido pelo MS Word).
- Hypertexto
Este formato de representação permite navegar entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por meio de hiperligações (links) que se conetam entre partes dos nós de texto. O Hipertexto define-se como sendo um texto não-linear.
O processamento de um texto é geralmente realizado por diferentes aplicações, reconhecidas como processadores de texto, através destes processadores de texto obtemos um interface gráfico que nos oferece a cada momento um aspecto real do documento.
- Imagens bitmap
Por conceito, imagens bitmaps são mais simples do que modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, imagens bitmap (images ou pictures) não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se apresentam(matrizes de pixeis) não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem com recorrência a modelos matemáticos, mas sim apenas em termos de cor e brilho dos diversos pixéis que representam a imagem. As imagens podem ser o resultado de um processo de captura do mundo real, como nós o vemos, ou podem ser geradas unicamente por computador.
- Gráficos (vectoriais)
Os gráficos são representados por diversas linhas e curvas definidas por via matemática. Uma das vantagens deste tipo de representação gráfica consiste na facilidade da manipulação das formas ou dos objectos desenhados sem perda de informação alguma, sendo especialmente apontada para criação de logótipos, símbolos gráficos, botões ou atalhos para aplicações interativas e ícones, pois estes necessitam de uma boa definição das linhas, independentemente da sua escala, visto que representam informação cuja compreensão é essencial. Uma outra vantagem de representação gráfica, face à representação de imagens bitmap, consiste no facto da representação gráfica ser mais compacta.
- Dinâmicos
Os tipos de media dinâmicos, também referidos como temporais ou contínuos, referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa. Ou por outras palavras, o tempo, ou mais precisamente as dependências temporais entre os elementos que constituem a informação, faz parte do próprio conteúdo.
- Vídeo
O vídeo, seja sob a forma digital ou analógica, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo chamam-se de fotogramas ou tramas (frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Logo, o número de tramas que são apresentadas por segundo (ou frame rate) não varia.
- Vídeo analógico
O vídeo analógico é um sinal eléctrico que varia no tempo. A informação visual é codificada ou representada através de alterações na amplitude desse sinal.
- Vídeo digital
A forma de vídeo digital encontra-se, actualmente, amplamente estabelecido na indústria de difusão. Dado o sucesso por detrás das normas de compressão mais recentes, o vídeo digital pode actualmente ser apresentado e manipulado em PCs (por exemplo entre os formatos MPEG, AVI e DivX), em produtos de eletrónica de consumo, (por exemplo entre os formatos DVD-Video e VídeoCD), e o formato DVB para a TV digital.
- Áudio
O áudio é um tipo de media que difere desde já na sua natureza, de todos os outros tipos de media que foram referidos até agora, já que se trata do único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram um maior partido da visão.
Dois tipos de áudio mais utilizados nas aplicações multimédia são precisamente a musica (sequências musicais) e a fala, ou voz humana.
O áudio digital pode, então, ser utilizado em aplicações multimédia, mas assume prioritariamente uma maior relevância em outras duas áreas de aplicação (nas telecomunicações e no entretenimento).
- Animação
Hoje em dia, a maioria das pessoas têm a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Mas a animação não se deixa ficar apenas pelo simples acto de atribuir movimento a personagens. Por acaso, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para expressar uma ideia.
A animação é então, como foi anteriormente referido, um tipo de media baseado no tempo e no espaço (media temporal e espacial) e, assim, permite ao autor um controlo do ritmo (ou velocidade) da sua mensagem. Por exemplo, é possível utilizar a animação para mostrar apenas em poucos segundos um processo muito lento, tal como a erosão do solo, ou um processo que demora anos a concluir-se ou, alternativamente, para mostrar um evento que ocorre tão rapidamente no mundo real que não é perceptível ao seu ritmo natural.
Bibliografia
fonte de imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrH5QtDA8PxJ0P4QM7czYjpa43NQ7w_AxiGeGpjaSIRHsrE8d8yacNVyUVCOtbMVuKHoOq19pM_h5CbzalHe7qxFLro3d_CwjTOgkWOpnWmC76x3VPHMj__OlVyCTW6MHS83op7GbGd7LO/s1600/graficos_encuestas.gif
http://thetechpirate.com/wp-content/uploads/2011/05/keyboard_typing1.jpg
http://techgenie.com/wp-content/uploads/MS-Word1.png
http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1226210821421_564771645_1555/hipertexto.gif
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/01/Magnified_bitmap_becomes_blurry.svg/355px-Magnified_bitmap_becomes_blurry.svg.png
http://proyectowikisoftware.wikispaces.com/file/view/edicion-graficos-vectoriales-405x300.jpg/168210435/edicion-graficos-vectoriales-405x300.jpg
http://dreamfeel.files.wordpress.com/2009/10/sincronizacao-dos-contactos-e-dos-dados-de-multimedia-do-seu-telemovel.jpg?w=273&h=300
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/archive/2/2a/20070214084947!Notepad.png
Bibliografia: http://conceitomultimedia.blogspot.com/
http://multimediaparatotos.blogs.sapo.pt/2136.html
http://tiposdemedia.blogspot.com/
Read More