Nicholas Negroponte

"Multimédia é a mistura de áudio, vídeo e dados!"(1996)

Tony Feldman

"Multimédia é a integração de texto, som e imagem de todo o tipo, em conjunto com software de controlo, num ambiente de informação digital."

Tay Vaughan

"Multimédia é qualquer combinação de texto, arte graphica, som, animação e video entregue num meio digital."(1993)

Bob Hughes

"Integração de texto, graficos e som numa aplicação informatica."

Multimédia

Todas estas definições apontam para a interligação de diferentes média num ambiente de controlo informático!

Archive for 2012

Read More


O meu objectivo com este trabalho de animação, era mostrar através de uma pequena aventura de uma personagem, o que foi para mim Multimédia ao longo do ano.
Para este trabalho usamos o programa de animaçãO, 'Flash'.
No início o trabalho, estava a correr bastante bem, até que comecei a ficar um bocado para trás, o que no fim resultou num trabalho incompleto.
Não consegui alcançar o meu objectivo no trabalho, que era basicamente uma personagem, que era quase como atirado de repente para um jogo (Multimédia), e existiam diferentes níveis, de variadas dificuldades (trabalhos), até que no fim existe o 'Boss', a Multimédia em si, ao ganhar a esse tal Boss, passava-se a Multimédia, e dava-se então por fim esta louca aventura.
Tenho então a perfeita noção, que o resultado final do trabalho não foi bom, até pelo contrário.
Ao mesmo tempo para aproveitar o máximo, tentei usar pelo menos o maior número de técnicas possível.
Admito então que falhei, pois o resultado foi tudo menos o esperado.

Read More

Este trabalho é suposto ser sobre um corajoso "stick-man" que entra numa aventura atravessando desafios que lhe são colocados pela a disciplina de O.M.

Cena 1 - Find your Home(referencia a blog)

Aqui O stick-man encontra a sua casa, e tenta abrir a porta. Inicialmente vai ter alguma dificuldade em abrir a porta mas eventualmente consegue.


Cena 2 - Conquer yourself(referencia a logo)

Nesta cena O stick-man é enfrentado por outro stick-man que vai pelo nome de "unkown", eles entram numa batalha , onde o stick-man heroi sai vencedor.

Cena 3 - Follow the sound.(referencia ao trabalho de som)

Nesta cena O stick-man usa as notas musicais que aparecem como plataformas para chegar ao topo, onde encontra a Nota musical dourada.

Cena 4 - Free the slaves (referencia ao trabalho de video - tema trafico de seres humanos)

Nesta cena O stick-man tenta salvar pequenos stick-mans de um monstro gigante, este derrota o e liberta os escravos.

Cena 5 - Final Boss (referencia a animação)

Aqui O stick man luta contra o "boss final" do desafio, este é o derradeiro inimigo e representa a professora de multimédia.  O stickman ganha o poder de uma espada lendaria animada e derrota O "boss", magicamente aparece um tesouro, e ao abrir sai de la um 20!

Read More



Neste trabalho decidi optar por uma história relativa aos desafios nesta disciplina, durante este ano.

Comecei por criar as minhas personagens, criadas com brush paint, o nome comum que lhes é dado, é "stick-man".

Comecei por fazer uma cena de apresentação utilizando o seguinte tutorial.
http://active.tutsplus.com/tutorials/effects/add-some-animated-sparkle-to-your-text-basix/

Aqui utilizei mascaras, motion guide, color effect e editor de gradiente.

A seguir comecei com a cena 1.

Aqui o use classic motion tween, e shape.
Tambem fiz um pouco de frame by  frame.

Na cena 2

Comecei por fazer um efeito do ecrã a tremer utilizando rotation.






Read More

Read More

Read More

Relatório - Trabalho Vídeo - Alberto

Neste trabalho de vídeo, tinha como tema "O Norte daqui a 10 anos" e basicamente o meu objectivo logo de ínicio era apontar tanto as facilidades que o futuro nos reserva, como as dificuldades.

Comecei por aplicar uma filmagem minha, a imaginar como seria o Norte daqui a 10 anos, e onde nós nos imaginaríamos em 10 anos, para deixar o pensamento no ar.

A seguir usei um vídeo da cidade de Braga no presente, acompanhado por uma música, para criar uma certa relação com a cidade e um sentimento de nostalgia.

Após a criação dessa sensação de nostalgia, aponto ambas as facilidades e dificuldades que mais se referem como sendo o que nos pode esperar no futuro.

Guião:

1ª cena

Na 1ª cena, tenho um vídeo de dois jovens, indignados com as diferenças que se notam no Norte.

Pois, tanto existe a parte mais moderna, nova etc, mas temos sempre uma grande parte histórica bastante degastada. Esses jovens poêm-se a imaginar como será daqui a 10 anos, como estará o
Norte?

Nesta cena, não houve grandes técnicas no meio, apenas apliquei um fade to black no início tanto como no fim.

2º cena

Na 2ª cena, usei um vídeo da cidade de Braga, no presente. Para criar uma certa nostalgia, para nos relacionar-mos bem com a cidade, para que possamos considerar o futuro depois.

Ao mesmo tempo coloquei uma música, para ajudar a esse efeito de nostalgia.

No fim do vídeo usei uma transição: Burn

3º cena

Agora nesta 3ª cena, após a visualização de Braga no presente, reconsidero o futuro, com uma série de imagens. Imagens estas bastante positivas, a referir as coisas boas que nos poderão esperar no futuro.

ex: Desenvolvimento.

Aqui usei a faixa de títulos com os certos efeitos, para fazer a legenda às imagens.

4ª cena

Na 4ª cena, em vez de reconsiderar o lado positivo do futuro, faço uma chamada aos problemas que também nos podem esperar no futuro, pois merecem uma atenção especial também.

ex: Destruição de paisagens naturais.

Mais uma vez usei uma série de imagens com as faixas de títulos a legendar.

5ª cena

Na 5ª e última cena apresento apenas um pensamento:

"Pessimista? Talvez..ou talvez não..quem sabe?"

Para pensarmos mesmo no futuro, não apenas nas facilidades que nos esperam mas também nas dificuldades. Dificuldades essas que veêm das nossas acções neste planeta.

Conclusão

Com a realização deste trabalho, acho que tive a oportunidade de reflectir um pouco mais sobre o futuro, e que o este me poderá ter reservado.
Espero que também tenha conseguido pôr outras pessoas a pensar com a visualização do meu trabalho, uma vez que esse foi o meu objectivo desde o ínicio.

Bibliografia

http://www.youtube.com/watch?v=kMhZWWWvr-Y

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8HGjCb6jGiJrTaxXUiHOa9ZKv5Vzw2Cft16hHav3R8dmOPQygSbeVUgyvLGBJNykltaND8Y7d-um9NPxt6JPCu8ol2PCrl-EWcrXkZe8EYMyA4IWhoIJwHMq8fo9uJizmkez-A8BkkK4/s1600/mgm-logo.jpg

Read More

Read More

Trabalho final

Para o trabalho final, decidi manter o conceito do concerto, mas como não iria cantar, decidi fazer como se eu apresenta-se um concerto de duas ‘novas’ bandas a um público pequeno, para manter uma ocasião mais intimista.

Utilizei os Nirvana e os Pearl Jam, que são duas das minhas bandas preferidas, e que então acabam por me caracterizar bastante.

Fica aqui uma amostra separada de cada música utilizada:

Nirvana “About a Girl”

http://www.youtube.com/watch?v=AhcttcXcRYY&ob=av2e

Pearl Jam “State of Love and Trust”

http://www.youtube.com/watch?v=da46tpono_M

Pearl Jam “Porch”

http://www.youtube.com/watch?v=hjUBg47zfl8

Para manter a ocasião ‘intimista’, usei no inicio umas pessoas a falar, a conversar, a rir-se, como se trata-se de umas 20/30 pessoas num café, ali a divertirem-se.

Tinha que me mostrar a mim mesmo, enquanto apresentador, encontrar uma forma de ser eu próprio e cativante ao mesmo tempo. Decidi apresentar, sem grandes rodeios, e falar de uma maneira descontraída, mas ao mesmo tempo com uma certa energia.

Foi então fazer uma ligação entre a minha apresentação, o público e a banda. Utilizei as palmas basicamente para fazer essa ligação, o que ajudou a manter um conceito bastante realístico.

De um ponto de vista técnico, foi mais elaborado que a Assinatura Digital como é de esperar, mas como o objectivo era algo real, não houve demasiados efeitos/alterações.

Não usei alteração de voz, apenas usei o Amplificar para se ouvir melhor, e que juntamente com um certo ruído do microfone, já parecia que estava mesmo lá a apresentar a um microfone.

Usei os Fade in/Fade out, nas palmas e nas reacções do público, usei Remover Ruído nas gravações, para ficar mais nítido e por fim usei Eco, na despedida, para dar uma certa graça e uma ideia mais forte de saída.

Fiquei contente com o resultado, acho que me encontrei em ambos os trabalhos, e acho que desta vez trabalhei melhor que em trabalhos anteriores.

Fica aqui o resultado do trabalho final:

Read More

Relatório

- Assinatura Digital

Na Assinatura Digital, queria criar algo que me representa-se de uma maneira quase “óbvia” que as pessoas ouvissem aquilo, e se me conhecessem fossem capaz de dizer “Hey, este é o Alberto” ou pelo menos “Hey, tá mesmo ao estilo do Alberto”.

Gosto de ter os pés assentes na terra, gosta da realidade. Por isso pensei logo em fazer algo com um aspecto bastante real, e que de certa forma me encontrasse.

Sou conhecido por ser um tipo desorganizado, despreocupado, esse tipo de coisas, e estou muito associado à música e ao rock em particular, daí ter decidido desde logo uma espécie de ruído, um ruído de um amplificador de uma guitarra.

Acedi ao freesounds.org procurei ruídos de amplificadores. Não havia bastante escolha, mas encontrei um perfeito para o que pretendia.

Para manter o conceito real, e ligado à música, desde aí a minha ideia quase que se desenvolveu sozinha, seria ‘eu’ a dirigir-me a um palco, a ligar a minha guitarra, apresentar-me e preparar-me para actuar.

Comecei então com uns passos, bastante simples, apenas o som de umas botas a bater contra o soalho. Depois o ruído, como se estivesse a ligar a minha guitarra, e de seguida apresento.me “Hmm, hello, I’m Alberto Mavcra and well…here we go”.

Decidi apresentar-me em inglês, pois é uma língua que me caracteriza bastante mais que o português, não que seja daqueles que não tem orgulho no seu país, mas apenas porque é uma língua que gosto mais, e simboliza o facto de estar revoltado com a situação de Portugal e de ter decidido tentar a minha sorte no estrangeiro, Estados Unidos por exemplo. Fica aqui a tradução:

“Hmm, olá, sou o Alberto Mavcra e bem…aqui vamos nós”.

Basicamente essa é a minha assinatura, o meu conceito.

Passando a um ponto de vista mais técnico, os efeitos utilizados foram bastantes simples, utilizei fade in e fade out, para dar aquele efeito de “aparecer/desaparecer”; utilizei também remover ruído e amplificar, e foi basicamente isso.

Fica aqui o resultado final da Assinatura:

Read More